Malandragem é Linha de Força, Linha de Caridade, É Linha de Umbanda. Hoje ando na Linha... Sou Malandro, sou protegido por nosso Pai Glorioso Guerreiro São Jorge e pela energia de Ogum, com essa proteção levo a todos que me chamam a Segurança, a Paz e a Ordem... Sou Jogador, mas não jogo com isso, pois sei que com proteção não se brinca! Na Navalha, no Carteado, no Chapéu, no Dado, na Cerveja, na Ficha, no Cigarro e até no Terço que carrego, tenho minha Magia e meus Mistérios, mas levanta da Mesa e chora, quem não tem a Malandragem em seu caminho! Proteção, Paz e Luz de nosso Senhor aos Filhos de Umbanda... Salve a Malandragem!

Por Malandro Zé da Silva.

Seguidores da Malandragem

sábado, 30 de março de 2013

Sr. Zé Pelintra e a Quaresma




Salve Seu Zé Pelintra!

Falar de Seu Zé Pelintra no tempo da quaresma cristã parece provocação. Incentivar ou manter o preconceito com esta entidade tão iluminada é não aceitar essa bênção de sua proteção.

Quantos já escreveram e dissertaram de forma tão brilhante, sobre as origens desse espírito guerreiro. Mas aquilo que vivencio, ou conhecendo as várias manifestações em diferentes locais, onde presenciei trabalhos carregados de fé.

Em casas de irmãos que trabalham com as diretrizes voltadas ao Catimbó, a manifestação de Mestre Zé Pelintra vem carregada de rituais voltados ao culto da Jurema, árvore sagrada. Nesses trabalhos, aparece como malandro vestindo terno branco e gravata, fumando seu charuto, bebendo sua marafa, mas fazendo suas orações que auxiliam todos aqueles que lhe pedem justiça, vitória contra as demandas.

Presenciei em outra ocasião, e em outro local a chegada de um velho que era amparado por cambones, ali chegou e se apresentou: “sou Seu Zé Pelintra das Almas, e não vim pra brincadeira!” Era um Preto-Velho com suas cantigas que mais eram orações que mostravam a sua forma de trabalho, e suas recomendações quase sempre são conselhos de mudanças de atitude para os que insistem na vida sem utilidade, fazendo o sofrimento por onde passavam.

Alguém pode afirmar que o culto de Seu Zé Pelintra é completamente o oposto e que tal entidade é um Exu que zomba da dor alheia, e que sua missão é trazer a discórdia por onde passar. E infelizmente, acaba sendo mais convincente, por causa do lucro que pode conseguir diante de uma humanidade tão ressentida e vingativa.

Para minha alegria conheci muitos lugares que valorizam o trabalho desse espírito iluminado, que com o passar dos anos se revelou mais justo, brilhante soldado de Ogum e fiel conselheiro para aqueles que quiserem se libertar da prisão dos vícios de toda a espécie.

A Luz deixada por Seu Zé Pelintra será reveladora, e assim muitos saberão da verdade libertadora dos preconceitos.

Em qualquer tempo, faça uma prece em louvor ao Seu Zé Pelintra.

Quem é Zé Pelintra?

Trata-se de um espírito famoso, alguém que viveu de forma anônima, sendo mais um José na multidão. Era mais um negro brasileiro, que vivia na simplicidade e se divertia cantando e encantando as pessoas. Era esperto demais que virou malandro e lenda no Rio de Janeiro. Para muitos aquele Zé se tornou um grande guerreiro, iluminado por Ogum, São Jorge vencedor de demandas. Tão sábio era em vida que se transformou numa das colunas da Umbanda.

Ouvi certa vez de um mensageiro que se apresentou como Seu Zé Pelintra, que surgiu após a incorporação dos Caboclos no terreiro. Aproximou-se de mim e disse: “Não tema menina, sou espírito do Bem. Venho com a ordem de Ogum, e cumprir sua vontade. Muitos irmãos se apresentam com nome de Zé Pelintra em diferentes degraus da escada. A escada que subimos pouco a pouco, trabalhando com as ferramentas que encontramos em cada degrau.

Poucos entendem que somos muitos espíritos carregando o mesmo apelido, por causa da simpatia que possuímos pela história e trajetória espiritual daquele primeiro Seu Zé. Nosso lema principal é sempre vencer as batalhas em nome da Luz Maior.

* No primeiro degrau avistamos o sinal dos tridentes cruzados, mostrando que nosso combate será nas encruzilhadas, ao lado dos Exus Guardiões, eternos vigilantes do equilíbrio. Participamos de muitos tipos de trabalho, seja no Catimbó ou Santeria.

Vestindo nosso terno branco, gravata vermelha nos impomos com nossa elegância e nosso conhecimento contra qualquer mal feito. Usamos de toda a astúcia para enfraquecer o abismo destruidor, por isso muitas vezes nos chamam de malandros que saem durante a noite.

Quando chegamos ao segundo degrau estamos ao lado dos espíritos de baianos e boiadeiros, trazendo alegria e esperança para todos. Através da cantoria, da dança, e da palavra esperançosa, ilumina as almas encarnadas com a certeza que merecem serem felizes. Recebemos o nome de Baiano Zé Pelintra, e a fama de grandes conquistadores das almas femininas.

* Nesse degrau do meio, estamos em bandas, ou povos, sem esquecer o que se passou no degrau anterior. Usamos da alegria e esperança, para a libertação daqueles que se entregaram nos laços destruidores de almas. Mostramos que a beleza da vida está em toda parte, e que levamos da vida a vida que a gente leva.

* E finalmente no terceiro degrau, juntamente com as Almas abençoadas dos Pretos-Velhos, deixamos confusos aqueles que acham que o espírito demora uma eternidade para evoluir. Esquecem-se da grande misericórdia divina, e do perdão que Deus concede aos arrependidos sinceros.

Com toda a sabedoria que adquirimos ao longo da trilha espiritual, percebemos que em muitos momentos nos reunimos num nível só. Somos os guerreiros das encruzilhadas, que com toda a alegria e disposição usaremos sabiamente o que aprendemos durante toda a jornada espiritual.

“Viu só menina quanta coisa ainda precisa aprender?

Todos são livres para escolher a felicidade, e desprezar a dor.

Zé Pelintra é do nosso povo brasileiro, sofrido, espoliado, mas não desiste de ser feliz”.

Como é sua Imagem?

A imagem do negro elegante, vestindo seu terno branco a gravata vermelha, lenço vermelho na lapela, e um chapéu panamá, muito usado nos anos quarenta. Essa é uma imagem popular do Seu Zé Pelintra, que qualquer pessoa identifica em qualquer lugar.

Seu culto em Minas Gerais se realiza no Catimbó. Cerimônias em locais retirados dos centros urbanos, no interior, em comunidades que possuem a tradição familiar, ou seja, o comando espiritual passa de pai para filho, ou para herdeiros escolhidos. O fundamento principal está baseado no segredo que envolve a bebida extraída da árvore da Jurema, um segredo que é guardado pelos homens. Nesses cultos se valorizam a força da reza, ou orações parecidas com as da Igreja católica e a incorporação dos Mestres espirituais ancestrais. Seu Zé Pelintra é para alguns, um desses Mestres. É recebido com respeito, porque um dos seus grandes trabalhos é o “fechamento de corpo”. Consistia em rezas para a segurança nas viagens longas em estradas perigosas, ou proteção contra inimigos materiais ou espirituais. Segundo me informou uma pessoa que viveu dentro desse culto no Catimbó, o dia mais recomendado para se fazer o fechamento de corpo para um ano inteiro, era a sexta-feira santa. Nesse dia Mestre Zé Pelintra incorpora num médium paramentado de terno branco, gravata vermelha, tal e qual a representação de sua imagem mais popular. O médium que o incorpora geralmente se torna muito vaidoso, e tal qual o Mestre Zé Pelintra, é uma pessoa ao mesmo tempo amada e temida em muitos pontos do país.

Nos terreiros de Umbanda, raramente se avista a imagem de Seu Zé Pelintra num altar especial, dentro das salas de trabalho, e muito poucos se atrevem a chamá-lo em giras de baiano. Sua presença é vista com estranheza e desconfiança, por que alegam que esse malandro só possue lugar dentro da trunqueira, ou seja, junto aos Exus Guardiões. A trunqueira é localizada em geral, fora dos limites da sala principal de trabalho, do lado esquerdo de quem entra.

O tempo passa, e por mais que o trabalho desse espírito iluminado demonstre sua evolução, muitas pessoas ficam estacionadas em conceitos passados por pessoas que temem Seu Zé Pelintra. Um temor que envolve lendas passadas e incorporadas no senso comum. Aquele que teme por que aprendeu que Zé Pelintra é do mal, espírito sem luz que só faz tragédia acontecer para quem nele acredita.

Quantos médiuns que possuem missão com ele em suas falanges? Ou ficam confusos ou temerosos ou então se envaidecem pelo poder de intimidação que esse espírito traz em suas lendas.

Os que ficam confusos e temerosos tentam “cuidar dele” para que ele não atrapalhe sua vida. São induzidos a incorporar Seu Zé em giras carregadas de medo e destruição. Impedem que os brilhos de seus trabalhos sejam realizados, fazendo com que se reforce a idéia de que esse espírito seja mensageiro das trevas. Alguns conseguem se libertar dessa concepção e através de estudo e análise de outras correntes de pensamento, aquelas que observaram a evolução das manifestações de Zé Pelintra na Linha das Almas. Graças aos caminhos evolutivos as informações positivas e esclarecedoras chegam ao entendimento. Aí o médium sente a companhia espiritual como bênção, e assumirá a conduta de sempre buscar o seu melhor, estudando e evoluindo para continuar sua missão com dignidade.

O aprendizado constante é dever de todo médium, e a humildade é sua pedra fundamental. Seu Zé Pelintra é espírito iluminado e o médium que se atreve a vangloriar-se de sua proteção, sofrerá muito com as decepções que causará e receberá o seu retorno. Por ser um espírito famoso, pode causar ao seu médium o penoso caminho da provação e do abandono. Os médiuns são intermediários, é ser instrumento e aprendiz dessa experiência maravilhosa. Experiência de contacto com a Luz que ilumina os corações e espíritos de todos inclusive dos médiuns. A vaidade é devastadora, pois deixa o contacto com a Luz interrompido. O vaidoso em principio até trabalhou com a entidade, mas com o tempo e a persistência desse sentimento acontece o afastamento do espírito iluminado e cede a aproximação de obsessões que comandam e sustentam a farsa. Ser médium é ter responsabilidade, e não existe isenção quando o arbítrio decide pela vaidade.

Seu Zé Pelintra, tal e qual aos espíritos mais conhecidos, possui a responsabilidade de executar sua missão com determinações do Astral Superior.

Portanto a presença de Seu Zé Pelintra em várias partes do país pode mudar conforme a cultura local, mas a essência de sua missão fortalecida na alegria e esperança. Quer esteja na vibração das encruzilhadas, das matas com a Linha das Almas, seu trabalho valoroso deve ser bem interpretado. A liberdade desse espírito expõe a grandeza do caminho da evolução espiritual, que todos os grandes Mestres trilharam. Na simplicidade e na seriedade, os milagres atribuídos a esse espírito guerreiro vão continuar e cabe-nos refletir sobre nossas atitudes diante dele.

Que a partir desse novo tempo de evolução mais irmãos coloquem em seus altares materiais e em seus corações, a imagem brilhante daquele negro de terno branco e chapéu panamá. Que ele continue rezando por nós nesses dias tão violentos, fechando nossas mentes para o preconceito e isolamento.

Salve Seu Zé Pelintra!


Por Mãe Bebel – Fraternidade Socorrista Mãe Yemanjá e Baiano Zeferino

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Na Mesa de Jogo... é melhor perder ou deixar de Ganhar? Assim é a Vida... as vezes tem que deixar de ganhar! Dar um paço pra trás, pra dar dois pra Frente...

Malandro Zé Pretinho.

O Mundo dá Voltas, por isso não fique parado! Sr Zé da Silva

Homenagem do Walt Disney aos Malandros Cariocas

AQUARELA DO BRASIL. É um curta metragem americano de animação da Disney lançado em 1942. E mostra pela primeira vez o personagem Zé Carioca, criado especificamente para o filme "Saludos Amigos" o sexto longametragem de animação dos Estúdios Disney e faz parte do último segmento do filme. O desenho mostra o Zé apresentando o samba e a cachaça ao Donald que está visitando o Brasil. Pra desenvolver o "curta" os desenhistas da Disney viajaram até o Rio de Janeiro, inclusive o próprio Walt Disney esteve no Brasil. A produção do desenho está relacionada com os esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante a segunda guerra mundial (1939-1945), esforço esse conhecido como "política da boa vizinhança". (Fonte wikipédia)

Salve!

Salve!