Malandragem é Linha de Força, Linha de Caridade, É Linha de Umbanda. Hoje ando na Linha... Sou Malandro, sou protegido por nosso Pai Glorioso Guerreiro São Jorge e pela energia de Ogum, com essa proteção levo a todos que me chamam a Segurança, a Paz e a Ordem... Sou Jogador, mas não jogo com isso, pois sei que com proteção não se brinca! Na Navalha, no Carteado, no Chapéu, no Dado, na Cerveja, na Ficha, no Cigarro e até no Terço que carrego, tenho minha Magia e meus Mistérios, mas levanta da Mesa e chora, quem não tem a Malandragem em seu caminho! Proteção, Paz e Luz de nosso Senhor aos Filhos de Umbanda... Salve a Malandragem!

Por Malandro Zé da Silva.

Seguidores da Malandragem

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Linha de Malandros ou Linha de Zé Pelintra



A linha de ação e trabalho do Sr. Zé Pelintra é uma falange de espíritos de muita luz, da qual fazem parte todos aqueles que têm afinidades e ligações com a forma de atuação do Sr. Zé Pelintra, com seus conhecimentos e malandragens, com seu jogo de cintura e boa conversa, com as pessoas mais simples e humildes, com os nossos irmãos que são marginalizados pela sociedade e com todos aqueles que vivem suas vidas com as dificuldades da pobreza e da baixa renda. São homens e mulheres que passaram ao plano espiritual e que possuem algum conhecimento e capacidade de atuar como guias e orientadores de seus irmãos encarnados enquanto trilham a sua própria evolução. Não são Exus e não são Pombagiras mas, conforme vão evoluindo, podem chegar ao nível de atuar como Exus e Pombagiras. E, caso queiram atuar nesses campos, terão que pedir permissão aos sustentadores dos senhores Exus e Pombagiras, pois no plano espiritual há hierarquias que devem ser respeitadas. A linha de trabalho do Sr. Zé Pelintra atua na orientação, proteção, amparo, auxilia na saúde, no trabalho, no convívio com amigos e familiares. A regência da linha de ação e trabalho do Sr. Zé Pelintra é do Pai Ogum e do Pai Oxalá, que pode ser afirmada por suas cores principais que são o vermelho e o branco. Alguns guias podem atuar dentro desta linha sob a irradiação de outro Orixá em suas atribuições o que pode vir a incluir uma ou outra cor às suas características individuais. Assim como em todas as outras linhas, há guias da falange do Sr. Zé Pelintra que atuam nos campos da Lei, da Justiça, do Amor, do Conhecimento, e em todas as outras irradiações divinas.

O Sr. Zé Pelintra que deu origem à linha de trabalho e que a sustenta do Alto com a permissão e outorga de Deus e de seus Orixás, adquiriu conhecimentos em várias áreas humanas, desde a simplicidade dos morros até a medicina curativa. O início de sua linha de trabalho teve origem a partir do Catimbó (culto praticado no Nordeste brasileiro que mistura conhecimentos de ervas, práticas espirituais africanas e européias, um pouco do Candomblé, da pajelança xamânica indígena e do culto da Jurema Sagrada, sobre uma base fundamentalmente católica. O Sr. Zé Pelintra é um dos mestres que atuam no culto do Catimbó. Em sua vida humana, adquiriu os conhecimentos do interior do país, sua cultura, modo de vida, crenças e hábitos religiosos e espirituais. Ao que consta, nasceu em Pernambuco, mas ainda jovem mudou-se para o Rio de Janeiro. A partir daí, passou a freqüentar a vida noturna carioca, preferencialmente no bairro da Lapa. Tornou-se muito popular entre os moradores locais e toda a malandragem e bandidagem da noite da Lapa. Dizem que gostava muito de jogos de baralho e dados, era exímio no manejo de facas, facões, canivetes e todo o tipo de armas afiadas. Mas, apesar de todo o seu conhecimento e prática, utilizava armas apenas para defesa pessoal e daqueles que considerasse injustiçados e sob algum perigo. Como todo bom malandro, gostava de uma boa bebida, de um bom cigarro ou charuto e de comer bons aperitivos. No dia a dia, conversava com todo e era muito prestativo procurando ajudar os mais necessitados. Gostava de dar conselhos e orientações, receitava remédios e tratamentos com ervas (banhos, ungüentos, macerados, chás, beberagens, etc.). Entre muitas de suas características, podemos destacar a sua atuação no auxilio daqueles irmãos que estão perdidos e sem luz, ele os encontra e com o seu jogo de cintura e boa conversa os ilumina para que possam novamente ver a luz de nosso Pai e ser encaminhados para tratamento e orientação. O Sr. Zé Pelintra também é conhecido como advogado dos pobres, pois ele sempre gostou de defender os mais fracos e oprimidos. Os comerciantes tem em seu Zé Pelintra um protetor de seus estabelecimentos, basta pedir o seu auxílio e a sua proteção para afastar bandidos e marginais.

Depois de muito tempo de trabalho, aprendizado e auxílio, o Sr. Zé Pelintra foi estabelecido como sustentador de uma linha de ação e trabalho com as suas características e a sua “malandragem”. A sua falange é composta de espíritos que atuam com amor em benefício dos seus irmãos e com a sua “malandragem”, o seu jogo de cintura e a sua boa conversa, vão encontrando, auxiliando e recolhendo muitos espíritos que se encontram caídos pelo caminho da evolução humana. Com todo o seu conhecimento e a sua familiaridade com a noite e com a bandidagem, têm muita facilidade para transitar pela esquerda, nos pólos negativos onde atuam os Exus e Pombagiras. São guias que emanam muita luz, amor, respeito, carinho, integridade, mas quando se faz necessário também são bastante duros e inflexíveis, cumprindo suas funções mesmo que tenham que recolher obsessores, quiumbas e todo o tipo de mal feitores espirituais à força. Eles podem atuar no positivo e no negativo da linha de trabalho. Chegam nas casas de trabalho Umbandistas com seu samba ou capoeira no pé, chapéu de panamá de lado, normalmente usam roupas brancas com detalhes em vermelho, podem usar bengalas, e se apresentam com toda a ginga de um malandro. Nessa linha de trabalho, assim como nas outras, há manifestações femininas da malandragem, como a Senhora Maria Navalha, por exemplo. Elas se manifestam da mesma forma que os malandros, gostam de dançar, beber, fumar, tem ginga e muito jogo de cintura. Mesmo atuando dentro da linha de malandros, mantém sempre muita feminilidade, gostam de se vestir bem, são vaidosas, estão sempre bem arrumadas, gostam de flores (principalmente vermelhas) e trabalham muito bem. Os malandros estão sempre pelas ruas, nas subidas de morros, nas esquinas, perto de bares e lanchonetes onde há grande movimento noturno, festas, entre outros.

Os guias da linha do Sr. Zé Pelintra (ou linha de Malandros, como também é conhecida) têm atuado dentro das casas de trabalho espiritual nas giras da esquerda, normalmente junto com os Exus e Pombagiras, pois a sua forma de atuação e o seu campo de trabalho ainda não era muito conhecido. Apenas recentemente, tem chegado do plano espiritual maiores informações sobre a sua linha de ação e trabalho. Seu Zé pode se manifestar em qualquer gira, tanto de Exú, como de Preto Velho, Baiano, Boiadeiro, Marinheiro e Caboclo. Depende muito da sua necessidade de trabalho em benefício do médium ou da casa espírita. Mas, normalmente, a casa de trabalho define uma gira para a sua atuação no atendimento aos consulentes. O Sr. Zé Pelintra e seus guias cobram muita seriedade, responsabilidade, compromisso e integridade de seus médiuns, entre outras virtudes. Quando o médium se perde através da má conduta, com atitudes irresponsáveis e maldosas, seja pela vaidade, pelo orgulho ou pela ganância, ele é o primeiro guia a se afastar do médium.

É importante ressaltar que os Guias que se manifestam através da linha do Sr. Zé Pelintra podem solicitar alguma bebida, cigarro ou charuto, mas que serão utilizados especificamente para o trabalho espiritual. Os guias espirituais não descem à terra para se embriagar ou embriagar os seus médiuns, isto deve ser muito bem esclarecido pois chegou o tempo de se conhecer e respeitar aqueles que atuam nesses campos de ação em benefício de seus irmãos. O que é ignorado é perdoado, mas o que é de conhecimento não o pode ser. É preciso prestar muita atenção neste recado para que não nos enganemos mais, pois a partir de agora fomos avisados. O álcool e o fumo apenas são utilizados para limpeza e descarrego espiritual, para desmanche de miasmas e acúmulos negativos e para alguns tipos de tratamentos de cura cujos seus componentes químicos possam ser transmutados e aplicados.


Alguns nomes de guias da linha de Zé Pelintra (ou linha de Malandro, como também é conhecida): 

Chico Pelintra, Cibamba, Zé da Virada, Zé Camisa Preta, Zé Mineiro, Zé Camisa Vermelha, Zé Camisa Listrada, Malandrinho, Malandro da Lapa, Zé da Silva, Zé da Mata, Malandro da Baixa do Sapateiro, Malandro do Pelourinho, Malandro da Praia, Malandro da Zona Portuária, Maria do Cais, Maria Navalha, Malandro da Lapa, Joana Pelintra, entre outros. Podem haver casos de trançamento ou cruzamento com outras linhas de trabalho, como por exemplo: Zé Baiano, Zé Boiadeiro, Zé Marinheiro, entre outros.

Ervas do Sr. Zé Pelintra: trabalha com ervas em geral, em especial as de Ogum e de Oxalá. Ex: espada de São Jorge e costela de Adão (Ogum) e boldo e sálvia (Oxalá)

Seu dia: terça-feira (Ogum) e domingo (oxalá)

Cor: branco (Oxalá) e vermelho (Ogum) - ou outra de acordo c/ o campo de atuação

Oferenda: Velas brancas, vermelhas ou branca/vermelha, flores brancas e vermelhas, frutas em geral, água, cerveja amarela gelada, cachaça, conhaque, whisky, batidas, cigarro branco, charuto, aperitivos de carne de boi ou carne seca, farofa de carne de boi ou de carne seca, escondidinho de aipim com carne seca.

Ponto de força: nas subidas de morros, esquinas, pelas ruas, encruzilhadas, cemitérios, entre outros (de acordo com o campo de atuação do Guia).

Saudação: Salve Seu Zé Pelintra!  Salve os Malandros!  Salve a Malandragem!

Que Deus em sua infinita bondade nos dê o privilégio de sermos amparados por esses Trabalhadores Incansáveis do astral, Salve a Falange do Sr Zé, Salve a Malandragem!

2 comentários:

  1. essa noite sonhei que o malandro da encruzilhada tomava meu corpo, e ai vim pesquisar existe mesmo, não sou da religião mas respeito, j´´a sonhei também com mulambo do cabaré, por que tenho esses sonhos?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Na Mesa de Jogo... é melhor perder ou deixar de Ganhar? Assim é a Vida... as vezes tem que deixar de ganhar! Dar um paço pra trás, pra dar dois pra Frente...

Malandro Zé Pretinho.

O Mundo dá Voltas, por isso não fique parado! Sr Zé da Silva

Homenagem do Walt Disney aos Malandros Cariocas

AQUARELA DO BRASIL. É um curta metragem americano de animação da Disney lançado em 1942. E mostra pela primeira vez o personagem Zé Carioca, criado especificamente para o filme "Saludos Amigos" o sexto longametragem de animação dos Estúdios Disney e faz parte do último segmento do filme. O desenho mostra o Zé apresentando o samba e a cachaça ao Donald que está visitando o Brasil. Pra desenvolver o "curta" os desenhistas da Disney viajaram até o Rio de Janeiro, inclusive o próprio Walt Disney esteve no Brasil. A produção do desenho está relacionada com os esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante a segunda guerra mundial (1939-1945), esforço esse conhecido como "política da boa vizinhança". (Fonte wikipédia)

Salve!

Salve!