Malandragem é Linha de Força, Linha de Caridade, É Linha de Umbanda. Hoje ando na Linha... Sou Malandro, sou protegido por nosso Pai Glorioso Guerreiro São Jorge e pela energia de Ogum, com essa proteção levo a todos que me chamam a Segurança, a Paz e a Ordem... Sou Jogador, mas não jogo com isso, pois sei que com proteção não se brinca! Na Navalha, no Carteado, no Chapéu, no Dado, na Cerveja, na Ficha, no Cigarro e até no Terço que carrego, tenho minha Magia e meus Mistérios, mas levanta da Mesa e chora, quem não tem a Malandragem em seu caminho! Proteção, Paz e Luz de nosso Senhor aos Filhos de Umbanda... Salve a Malandragem!

Por Malandro Zé da Silva.

Seguidores da Malandragem

sexta-feira, 22 de março de 2013

Malandras e Malandrinhas



 
As malandras surgiram a partir dos anos 50, com o surgimentos de uma entidade, que ninguém conhecia, chamada Maria Navalha, Dona Navalha surgiu num terreiro de Umbanda Omolocô (Umbanda traçada com Candomblé - Independente da Nação sendo ela, Ketu, Djeje Mahin, Angola) e como até hoje, os Malandros infelizmente são tratados como Exus , ela foi e ainda é em alguns lugares considerada ou tratada como Pombagira, pois muitos terreiros, não fazem gira de Exu separada da de Malandros.




Ela incorporou numa jovem que estava a pouco tempo na religião, tinha características de malandro, ainda que com feminilidade, mais era encantadora, uma entidade diferente, e que atraiu a curiosidade das pessoas da religião na época.

Desde então alguns anos se passaram, e ela continua a brilhar nos terreiros de Umbanda, com todo seu charme e beleza exótica, depois conforme os anos foram passando surgiram outras Malandras, todas ligadas aos seus campos de atuação (trabalho).




Normalmente as Malandras fazem par com os Malandros de seus Médiuns, exemplo: Malandra do Morro e Malandro do Morro. Mas isso não é necessariamente uma regra, pode acontecer de serem de diferentes locais, isso depende da evolução do médium, da afinidade do mesmo com as entidades de luz e de como irão trabalhar, para evolução de si mesmos e do próprio médium.

Coisas de Malandra:

Cores : Vermelha, Branca e Preta

Guia: Vermelha e Branca

Indumentária: Roupas nessas cores ; Vermelha, Branca preta, muito raro o tom dourado.

Chapéis: Chapéu Panamá, com Fita vermelha, ou preta, também podem usar chapéu branco (sem fitas), podem usar lenços em seus chapéus ou para enfeitar seus cabelos antes de colocar o chapéu, podem colocar rosas ou cravos vermelhos ou branco no chapéu.




Algumas qualidades de malandra gostam de chapéu preto e outras gostam de cartola baixa. Raramente gostam de cartola alta, quando gostam são nas cores tradicionais (Branca e Vermelha)

Algumas usam Calça branca, vermelha ou estampada com estas cores.

Já outras usam Saias, com estampa vermelha e branca, saia branca, saia vermelha, saia com dados, naipes ou cartas de baralho.

Gostam de Blusa listrada (Vermelha e Branca), ou nas cores Preta, Vermelha, Branca. Também gostam de Roupas de seda (como algumas qualidades de Malandro). Também raramente, algumas Malandras, gostam de uma camisa branca (De botões) por cima da camisa listrada.

Flores: Rosas vermelhas, rosas brancas, cravos vermelhos e brancos, também gostam de flor de chuvisco.

Fumo: Cigarros de palha, Cigarros de filtro vermelho ou Cigarros com sabor. Existem ainda as raras exceções de Malandras que fumam Charuto.

Bebida: Cerveja Branca, Cerveja Preta, Batida, Pinga de Coquinho, Conhaque e raramente Whisky ou cachaça (pinga).

Objetos: Dados, Navalha, Punhal, Baralho.

Pontos de força: Lapa, Cabaré, Morro, Esquinas, Encruzilhada, Cais do Porto, Cruzeiro das Almas, Calunga (Pois como nossos amigos Malandros, trabalham também com as almas)

São boas amigas, trabalham ajudando as pessoas a largas vícios (Drogas e Álcool) também trabalham desmanchando magia negra, trabalham para assuntos financeiros, e as vezes até tiram seus protegidos e protegidas de enrascadas, também trabalham para amor .

São gentis, simpáticas, as vezes sérias, sempre muito bem vestidas, elegantes, e bem arrumadas, são vaidosas, gostam de receber presentes e adoram perfumes e batons (Principalmente na cor vermelha)

As vezes surgem nomes de entidade, se denominando Malandra, mais nem sempre são, pois como é uma linha nova, existem pessoas que inventam de má fé, nomes que não existem.

Alguns nomes de Malandras e Malandrinhas.

Malandra Maria Navalha e sua Falange:

-Maria Rosa Navalha

- Maria Navalha do Cabaré

- Maria Navalha da Lapa

- Maria Navalha da Calunga

- Maria Navalha das Almas

- Maria Navalha da Estrada

- Maria Navalha do Cais
E outras Malandras...

- Malandra 7 Navalhadas

- Malandra 7 Navalhas

- Malandra Maria 7 Navalhas

- Malandra do Cabaré

- Malandra Rosa do Cabaré ou Rosa Malandra do Cabaré

- Malandrinha do Cabaré


- Malandra Maria do Baralho e Malandra do Baralho

- Malandra do Morro ou Malandrinha do Morro

- Malandra da Lapa ou Malandrinha da Lapa ; Malandra do Cabaré da Lapa

- Malandra Rosa da Lapa

- Malandra das Rosas Vermelhas dos Arcos da Lapa

- Malandra da Rosa Vermelha ; Malandra Rosa Vermelha ( Sendo ela da Lapa, Cabaré)

-Malandrinha das Rosas Vermelhas ; Malandrinha da Rosa Vermelha

- Malandra das Almas ou Malandrinha das Almas

- Malandra das 7 Encruzilhadas

- Malandra Maria do Cais ; Malandrinha do Cais ; Malandra da Beira do Cais

- Malandra 7 Saias do Cabaré

- Malandra da Estrada ; Malandrinha da Estrada

- Malandra da Bahia ; Malandrinha da Bahia

- Malandra Maria da Boêmia

- Malandra dos Arcos da Lapa


Salve as nossas Amadas Malandras na Umbanda, Salve a Malandragem!
Que Deus possa sempre Iluminar sempre essas falanges que tanto nos quer Bem!

22 comentários:

  1. https://www.facebook.com/groups/148117368680540/

    ResponderExcluir
  2. a minha é maladrinha do morro , ela é linda .. comecei a receber quando eu tinha 11anos , hoje tenho 16 .. ela adora sambar usa chapéu panamar, sábado dia 27 é a primeira festa dela no meu centro , fiz a primeira roupa dela e é linda , saia vermelha com pingos brancos , e blusa branca com vermelho , chapéu panamar com fita vermelha.. um espetáculo !

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela sua Malandrinha, Monique.
    Que ela te ajude em sua jornada.

    ResponderExcluir
  4. A minha é Rosa Navalha, linda na roda com seu samba no pé.

    ResponderExcluir
  5. A minha é Maria Navalha do Cabaré.. E incrivelmente que vejo hoje que tem tudo a ver com a minha personalidade forte!

    ResponderExcluir
  6. A minha é Maria Navalha do Cabaré, e acho muito interessante que se parece muito com a minha personalidade forte!...

    É bom saber o pq acontece as coisas...

    ResponderExcluir
  7. A minha é Maria Navalha do Cabaré.. E incrivelmente que vejo hoje que tem tudo a ver com a minha personalidade forte!

    ResponderExcluir
  8. Tudo lindo demais...showwwwwwwwwwwwww

    ResponderExcluir
  9. Malandra da 7 encruzilhadas gira que brinca mas mantem sempre o seu jogo de cintura . rs

    ResponderExcluir
  10. A minha é sete navalhadas linda adoro ela . axé

    ResponderExcluir
  11. Gente gostaria de saber o nome da malandra que gosta de usar o cabelo pro lado com trança e chapeu
    se alguem souber por favor comente ..... =)

    ResponderExcluir
  12. A minha deu o nome de malandrinha da praia, mas já disse que esse não é seu nome. sou louca pra saber qual seu nome de verdade.

    ResponderExcluir
  13. A minha se chama MALANDRA MERÇALINA DA ESTRADA , ela bebe cerveja e de vez em quando uma caipirinha tipo dose, usa chapéu de lado preto com um pano amareado com um belo laço, que ela propria faz e sempre coloca rosas e um punhal enfiado no laço , usa na maioria das vezesroupas brança com detalhes em preto e raramente um vermelho , usa muitas bijus prata ou dourada,colares de pérolas , anéis em todos os dedos e etc etc muitas outras coisas , pois quando ela nasceu eu nunca tinha ouvido falar dela, como ninguem do barracão , ela trouxe seus proprios costumes e reina onde chega ate hoje , a ela tambem usa batom vermelho e perfume , resumindo ela é simplesmente LINNNNNNDA .

    ResponderExcluir
  14. Salve Minha Senhora Maria Navalha!

    ResponderExcluir
  15. Aii a minha e malandra da lapa ja sou iniciado no candonblé a 5 anos e faz um ano q trabalho com essa entidade maravilhosa ela tbm bebe cerveja adora perfume e tbm usa chapéu Panamá. ...adoro essa senhoraa...

    ResponderExcluir
  16. olá, alguém sabe alguma coisa sobre malandrinha luzia da conceição do catimbó?
    desde já agradecida

    ResponderExcluir
  17. Salve meu malandrinho da calunga !!! Malandra da calunga !!! Salve....!!

    ResponderExcluir
  18. " es dona da minha vida essa criatura e por ela eu tenho loucura" salve dona Maria Navalha

    ResponderExcluir
  19. Com muita honra na minha coroa que carrego "Dona Maria da Beira do Cais"! Linda, mãezona e muito prestadora, sempre vem pra aconselhar quem precisa, mas não se enganem ela também grita na cara de quem vacila!!!
    Salve a Malandragem do Cais do Porto!!! Salve a Malandragem!!!

    ResponderExcluir
  20. A minha é a Malandra Maria Do Cais, ela usa chapéu branco com fita preta...

    ResponderExcluir
  21. ola ´meu nome e amanda a minha e a malandrinha da estrada gostaria de saber um ponto de pq eu n acho e algem sabe me fala pf obg

    ResponderExcluir
  22. Oi gostaria de saber qual malandrinha que gosta de usar roupas pretas cm tons de dourados??

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Na Mesa de Jogo... é melhor perder ou deixar de Ganhar? Assim é a Vida... as vezes tem que deixar de ganhar! Dar um paço pra trás, pra dar dois pra Frente...

Malandro Zé Pretinho.

O Mundo dá Voltas, por isso não fique parado! Sr Zé da Silva

Homenagem do Walt Disney aos Malandros Cariocas

AQUARELA DO BRASIL. É um curta metragem americano de animação da Disney lançado em 1942. E mostra pela primeira vez o personagem Zé Carioca, criado especificamente para o filme "Saludos Amigos" o sexto longametragem de animação dos Estúdios Disney e faz parte do último segmento do filme. O desenho mostra o Zé apresentando o samba e a cachaça ao Donald que está visitando o Brasil. Pra desenvolver o "curta" os desenhistas da Disney viajaram até o Rio de Janeiro, inclusive o próprio Walt Disney esteve no Brasil. A produção do desenho está relacionada com os esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante a segunda guerra mundial (1939-1945), esforço esse conhecido como "política da boa vizinhança". (Fonte wikipédia)

Salve!

Salve!