Muitos médiuns
Umbandistas não gostam de estudar sobre a Religião de Umbanda, assim como
alguns sacerdotes não permitem que seus médiuns estudem e façam perguntas,
questionem, evoluam em conhecimento e saber.
Muitos dizem que a
Umbanda é caridade, amor e não é necessário estudo qualquer: "é só deixar
o guia vir; é só deixar o Orixá encostar".
Bem, em toda Religião
o estudo é fundamental para a sua compreensão. Não que esteja errado ver o lado
da caridade, do amor ou da entrega que realmente são necessários aos médiuns na
incorporação, mas a Umbanda é muito mais do que isso.
O estudo deve ser somado `a dedicação prática da lida no terreiro (a prática da
caridade e do amor ao próximo: solidariedade), unindo tudo isso como um
conhecimento maior que pode tirar dúvidas, retirar confusões da mente, evitar o
animismo, o exibicionismo (de médiuns e/ou de entidades), evita que os
consulentes vejam a Umbanda e seus guias como trocadores de favores /
presentes, a clonagem arquétipa dos guias (quando médiuns novos acabam, sem
querer, copiando o comportamento dos guias do ou dos dirigentes), o
comportamento grosseiros de alguns guias e médiuns, a ignorância de alguns
médiuns, e evitar que os espertalhões, que querem utilizar a Umbanda como um
meio de ganhar dinheiro, o façam usando a ignorância de seus adeptos.
Podemos dividir o estudo da Umbanda em várias formas de entendimento e
orientações:
* Pela doutrina de
cada segmento, cada casa, que deveria ser ministrada aos médiuns e assistidos
(qual a doutrina existente na casa, seus ritos, fundamentos, maneira de
trabalhar). Normalmente essa doutrina ou essas aulas de doutrina estão a cargo
do sacerdote da casa ou alguém designado por ele;
* A conversa de
banquinho com o(a) preto(a)-velho(a) do(a) dirigente ou dos dirigentes da casa
(pode ser com outro guia, tudo dependerá da estrutura de comando de cada casa;
umas estão sob o comando dos pretos-velhos, outras sob o de Caboclos,
Boiadeiros, Baianos etc), onde a parte doutrinária da casa, pelo seu lado
espiritual e orientador, deve ser levada aos médiuns;
* Livros e material
didático que sejam feitos pela casa (terreiro) ou utilizado de autores
Umbandistas. Onde possam existir mais orientações no nível doutrinário,
religioso, comportamental, espiritual, moral e ético relacionados a Umbanda;
* Outras fontes
literárias, até de outras religiões, onde possam conter informações relevantes
para os médiuns, no seu entendimento sobre a Religião de Umbanda, ou mesmo,
sobre certos conceitos de cunho moral, ético, espiritual, doutrinário etc;
* Formação de
palestras e/ou seminários, onde ao médiuns possam compartilhar da sabedoria e
do conhecimento de outras sacerdotes e outras pessoas ligadas `a
espiritualidade (dependendo de cada seguimento da Umbanda);
* Como visitantes a
outros terreiros ou recebendo visitantes em seu próprio terreiro, no intuito de
se mostrar a diversidade da religião, a troca saudável de culturas dentro da
Umbanda, mostrando a diversidade, a riqueza que é a Religião de Umbanda. Ao
mesmo tempo, estreitando laços de amizade e de união com outros terreiros e
outras formas de se manifestar a Umbanda;
* Por meio da
formação escolar e acadêmica. Seja no estudo regular, ou na Universidade, onde
o médium aprende uma profissão, uma especialização, aumenta sua instrução e a
sua forma de ver e entender o mundo;
* Por meio de cursos
relativos a Umbanda e a outras religiões, ou facetas da própria Umbanda. Porém,
esses cursos devem ser de conhecimento do sacerdote de cada casa, pois existem
diversas pessoas que usam do nome da Umbanda para enganar e retirar dinheiro de
médiuns que buscam o conhecimento.
Como podemos ver, não
existe somente uma forma, mas existem diversas formas de se obter o
conhecimento e o estudo com relação a Religião de Umbanda.
Devemos sempre
lembrar que os Sacerdotes da casa, de cada casa, têm o compromisso, não só em
relação a caridade, ao amor, a solidariedade, mas também, do conhecimento, do
ensino, da orientação, do conduzir os médiuns, os tirando da ignorância e
mostrando que a Religião de Umbanda, mediante o seu seguimento, pode dar muitos
ensinamentos. Não só em relação a religião em si, mas para o próprio médium
como pessoa, como ser humano.
O terreiro, a
religião, pode se estender para o mundo profano e nele exercer uma atuação
divina. Isso pode ser feito sem preconceitos, sem proselitismos, sem
perseguições, sem imposições ao outro. Basta que os sacerdotes e os guias que
conduzem uma cada de Umbanda, saibam passar os bons ensinamentos a seus médiuns
para que eles possam levar para o mundo o que a Umbanda tem de melhor, o que
ela tem de contribuição para a melhora do mundo e do próprio ser humano.
Algumas pessoas, até
dentro da Umbanda, acreditam que "o conhecimento é poder" (Francis
Bacon).
Eu acredito que
"o conhecimento liberta o homem de sua ignorância, abrindo-lhe a mente
para a liberdade das ideias."
Um abraço,
Pai
Etiene Sales
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